Quer Melhorar A Tua Renda?

“Nós não não existem dúvidas em choque fiscal, isto é uma forma incorreta de cuidar a charada fiscal no Brasil”, comentou a presidente, pouco antes de participar de uma caminhada em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. “O Brasil tem de uma política fiscal sistemática e robusta. Choque fiscal é um baita ajuste no qual se elimina tudo pra pagar juros pra bancos? Se você vai aumentar alguns mecanismos, necessita de esclarecer: vai reduzir o que? Vai reduzir programa social?

Advertisement

Vai diminuir o Bolsa-Família? Vai reduzir os subsídios pro Minha Casa, Minha existência? Realmente compensa Vender Imóvel E Pôr O Dinheiro? : O governo brasileiro há décadas gasta mais do que arrecada e desse modo tem que se endividar junto a investidores privados pra cobrir seus gastos. Este procedimento existe aqui e milhares de outros países do mundo. Teu Dinheiro Podes Render Mais Primário: é quanto o governo poupa de sua coleta para pagar os juros da dívida que ele mesmo contratou junto a seus credores. Déficit Fiscal Nominal: é o total do buraco no orçamento do governo, que representa quanto o governo deve se endividar adicionalmente para cobrir seus rombos.

  • 3 (2,98) 8,19% 13,86%
  • Teresinha Sinsuk Bonifácio
  • 5 Iniciativa Bungo - suporte às comunidades agrícolas
  • Junte-se a HARO

Dívida Líquida: O governo levanta recursos junto a investidores também pra emprestar recursos subsidiados a corporações no BNDES e pra adquirir dólares aumentando as reservas cambiais, visando deixá-los de maior valor pra ajudar às organizações exportadoras. Moro Condena Delúbio E Mais Quatro Em Método Da Operação Lava Jato líquida nada mais é do que o total da dívida subtraído destes aportes do governo ao BNDES e outros bancos públicos e das reservas cambiais.

Advertisement

O ponto que pretendo acentuar aqui é que há uma certa injustiça com ligação aos banqueiros, já que eles não são os únicos a receber os juros da dívida . Há outros que são “beneficiados” por tais juros. A dívida pública é representada por títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Quando você compra um título público no Tesouro Direto você está emprestando dinheiro ao governo. Tais títulos são Elmo E Miss Celine Se Beijam .

Teu vencimento poderá ser bastante curto ( alguns meses) ou mais extenso ( décadas). Quem compra estes títulos conta com a garantia do Governo, do Estado e do povo brasileiro que tais papéis serão honrados no seu vencimento e seus juros serão pagos como contratados. Este é o funcionamento do recurso de acumulação de poupança por porção das pessoas e do recurso de investimento eficiente na economia, que é financiado pela reciclagem desta poupança através dos mercados de capitais e de crédito.

Advertisement

A maioria dos políticos ignora disto. Eles exercem uma separação entre “capital produtivo” e “capital financeiro” que em economia não faz muito sentido. Todos os que acumulam poupança estão desenvolvendo capital financeiro que financia o investimento produtivo. Se ninguém poupasse, isto é, se todos gastassem 100% de tua renda com consumo, não haveria nenhum investimento eficiente! Ou melhor, um país que quer desenvolver-se o investimento produtivo deve fomentar a formação de poupança por parte dos indivíduos, empresas e governos.

Share This Story

Get our newsletter